Plano de Ensino
à Distância
(E@D)
EB1/PE
da
Serra de Água
Abril de 2020
|
Índice
I. Introdução
II. Princípios Gerais
III. Definição das estratégias de gestão e liderança
IV. Estratégia e circuito de comunicação
V. Modelo de ensino à distância
VI. Encarregados de educação
VII. Monitorização e avaliação do Plano de Ensino à Distância
I. Introdução
II. Princípios Gerais
III. Definição das estratégias de gestão e liderança
IV. Estratégia e circuito de comunicação
V. Modelo de ensino à distância
VI. Encarregados de educação
VII. Monitorização e avaliação do Plano de Ensino à Distância
I. Introdução
A Organização Mundial de
Saúde (OMS), no dia 30 de janeiro de 2020, identificou a epidemia SARS-COV-2
como uma emergência de saúde pública tendo, no dia 11 de março de 2020,
caracterizado o vírus como uma pandemia devido ao elevado número de países
infetados, o que veio alterar drasticamente o nosso quotidiano.
Tendo em conta o
encerramento das escolas a partir do dia 16 de março e o Estado de Emergência
que se vive em Portugal, a Escola não deixará de procurar outras maneiras de
promover as aprendizagens possíveis de efetuar à distância e de manter vivo o
seu papel de educar, por forma a dar continuidade ao processo de ensino/
aprendizagem das nossas crianças e alunos, agora estabelecido em regime não
presencial.
Assim, tentando garantir que todas as crianças e alunos continuem a aprender e a serem acompanhados no atual contexto, o presente documento estrutura a ação a desenvolver no sentido de dar resposta às características da nossa comunidade educativa, considerando as diferenças contextuais, familiares e individuais. Este processo será inclusivo, flexível e evolutivo, considerando sempre a rentabilização dos recursos que os alunos dispõem.
Assim, tentando garantir que todas as crianças e alunos continuem a aprender e a serem acompanhados no atual contexto, o presente documento estrutura a ação a desenvolver no sentido de dar resposta às características da nossa comunidade educativa, considerando as diferenças contextuais, familiares e individuais. Este processo será inclusivo, flexível e evolutivo, considerando sempre a rentabilização dos recursos que os alunos dispõem.
II. Princípios Gerais
- Chegar a todas as crianças/ alunos;
- Adequar o Ensino à Distância aos diferentes níveis de ensino;
- Desenvolver a autonomia dos alunos;
- Fomentar a colaboração entre docentes;
- Fomentar a cooperação com os Encarregados de Educação;
- Envolver a comunidade escolar no que respeita aos papeis específicos de cada um;
- O plano será adaptado às crianças do Pré-escolar, aos alunos do 1.º Ciclo e aos alunos da educação especial;
- Havendo alunos a quem não seja possível utilizar meios tecnológicos, os docentes, pela via mais adequada, farão chegar orientações simples aos Encarregados de Educação, para que possam acompanhar e supervisionar o trabalho realizado.
III. Definição das estratégias de gestão e liderança
1 . Definição de estruturas/ papéis
Num ambiente de ensino à distância, os professores assumem um papel de
extrema exigência, complexidade e importância, auxiliando os alunos e
encarregados de educação através de um acompanhamento mesmo que não presencial.
Nesta sua nova função, ajudam os alunos a encontrar situações favoráveis à
sua aprendizagem e a tomar consciência da sua maneira de aprender, auxiliando
igualmente no esclarecimento de dúvidas dos Encarregados de Educação. Neste
tipo de ensino, o desenvolvimento da autonomia é fundamental para a realização
de aprendizagens.
1.1. Equipa Pedagógica
a) Educadoras/ professores
titulares de turma /professores da disciplina
- Proporciona ao aluno condições de uma aprendizagem autónoma;
- Na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, até sexta-feira, elaboram o Plano de Trabalho a aplicar na semana seguinte, em articulação com os restantes docentes que trabalham com a turma.
- Devem garantir que as
tarefas solicitadas sejam passíveis de realização na semana prevista,
atendendo às condições em que os alunos as podem realizar;
- Envio do Plano de Trabalho, até sexta-feira
aos alunos/ encarregados de educação recorrendo ao correio eletrónico ou WhatsApp;
- Sugere novos materiais, recursos disponíveis
na internet, na televisão …;
- Tira dúvidas;
- Corrige tarefas;
- Planifica, em conjunto, com o conselho de
docentes, o processo de ensino e aprendizagem;
- Promove o desenvolvimento de pequenos projetos
interdisciplinares;
- Aposta na diversificação das atividades;
- Verifica/ acompanha o cumprimento/ incumprimento
do Plano de Trabalho;
- Sugere a interação entre alunos;
- Seleciona os meios de avaliação que melhor se
adequam a avaliar as aprendizagens realizadas à distância.
Na Educação Pré-Escolar, as educadoras articulam
com os Encarregados de Educação a execução de atividades que possibilitem às
crianças a continuação do seu desenvolvimento.
Professor
de Educação Especial
- Alunos com medidas seletivas - articula com o
professor da turma e adapta os materiais elaborados às especificidades de
cada aluno;
- Tira dúvidas em relação à realização dos
planos de trabalho.
Professor de Apoio
- Os professores de apoio articulam com o
professor titular de turma o apoio a prestar aos alunos, corrigindo
trabalhos e dando feedback.
Técnico
Superior de Biblioteca
- Propõe atividades e sugestões de leitura
dirigidas aos alunos e suas famílias;
- Envia propostas de atividades aos docentes a
partir de obras literárias em diferentes formatos;
- Disponibiliza ligações para plataformas de
livros digitais e outros recursos (Contadores de histórias, etc.).
b) Titulares de Turma
- Gere os processos de ensino e aprendizagem;
- Gere o Plano de Trabalho Semanal, que contempla todas as disciplinas, garantindo um equilíbrio no número de tarefas e a sua exequibilidade;
- Assegura os contatos regulares com os professores do conselho de docentes, alunos e encarregados de educação;
- Orienta e acompanha o trabalho realizado pelo Conselho de Docentes e pelos alunos;
- Envia por correio eletrónico o Plano de Trabalho Semanal aos alunos;
- Disponibiliza a Escola Virtual assim que estes os saibam utilizar;
- Informa os encarregados de educação, caso necessário, do incumprimento de tarefas.
c) Diretor da escola
- Orienta e acompanha o trabalho realizado pela equipa educativa;
- Monitoriza a planificação e execução dos cenários de aprendizagem;
- Convoca e dinamiza a reunião quinzenal da
equipa educativa, por videoconferência (2.ª feira às 15h 00m).
1.2. Apoio Tecnológico
Apoio dos serviços e das equipas da SRE:
2. Parcerias
(A aguardar informação).
IV. Estratégia e circuito de comunicação
Meios
de interação entre aluno e professor
Tipo de interação
|
Recursos
|
Sessões síncronas
(Individualmente e pontualmente em
pequenos grupos)
|
WhatsApp
|
Interação assíncrona
|
Telefone
Correio eletrónico
WhatsApp
Blog
RTP
Escola virtual
|
- No caso dos alunos que não têm computador ou Internet, o professor curricular de turma atribui as tarefas via telefone.
V. Modelo de ensino à distância
1. Horário
Sessões
síncronas
- Pré-Escolar: 3.ª e 5.ª feira - 30 minutos (11h
às 11h 30min)
- 1.º ano: 3.ª feira-30 minutos (11h às11h30m)
- 2.º ano: 5.ª feira - 30 minutos (11h às 11h30m)
- 3.ºano: 3.ª feira-30 minutos (15h às
15:30m)
- 4.º ano: 5ª feira – 30 minutos (15h às 15:30m)
2. Plano de Trabalho
- O educador /professor titular de turma/conselho de docentes concebe um Plano de Trabalho para cada grupo/turma;
- Este Plano de Trabalho desenvolve-se através
da realização de sessões síncronas e assíncronas, respeitando a estrutura
do anexo 1.
3. Cuidar da comunidade escolar
- Os educadores e professores através de
contactos telefónicos e outros recursos tentarão envolver os alunos em
atividades promotoras do sentimento de pertença à turma/ escola;
- Serão divulgados alguns trabalhos efetuados
pelas crianças e alunos e promovidas atividades de carácter lúdico,
visando o bem-estar emocional do aluno.
VI. Encarregados de Educação
É da responsabilidade
destes:
- Proporcionar as sessões síncronas ao seu
educando;
- Manter contacto regular com o educador / professor
titular de turma;
- Estabelecer os momentos de trabalho autónomo
dos seus educandos;
- Verificar se estão a cumprir as tarefas
propostas no Plano de Trabalho.
VII. Monitorização e avaliação do Plano de Ensino à distância
O Conselho Escolar assume a responsabilidade de monitorizar,
periodicamente, o Plano de Ensino à Distância, recorrendo a indicadores
diversificados, tais como:
a) Indicadores de qualidade:
- Grau de satisfação dos docentes, dos alunos e dos pais/encarregados de educação;
- Qualidade do feedback dado a alunos, visando a monitorização das aprendizagens.
b) Indicadores de quantidade:
- Taxa de concretização das tarefas propostas pelos professores;
- Número de tarefas enviadas pelos professores, em função do Plano de Trabalho elaborado;
- Disponibilização de meios tecnológicos de Estudo à Distância;
- Apoio ao desenvolvimento de competências digitais de professores e de alunos;
- Desenvolvimento de mecanismos de apoio, dirigidos aos alunos sem computador e ligação à internet em casa.
Anexo 1
Plano de Trabalho - _____ Ano
Turma
|
Calendarização
____/____/____ a ____/____/____
|
||
Processo de Ensino e Aprendizagem/
Disciplinas/ Áreas
|
Tarefas/ Orientações de estudo por disciplina
(como
vais aprender e o que deves fazer)
|
Recursos
(o que te vai ajudar)
|
Entrega de trabalhos
(quando e como
mostrar o teu trabalho)
|
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