Plano de Ensino à Distância






Plano de Ensino

 à Distância 


(E@D)







EB1/PE 
da 
Serra de Água

                                                                                                                                                             
  Abril de 2020


    



Índice
I.                    Introdução
II.                   Princípios Gerais
III.                  Definição das estratégias de gestão e liderança
IV.                   Estratégia e circuito de comunicação
V.                    Modelo de ensino à distância
VI.                   Encarregados de educação
VII.                 Monitorização e avaliação do Plano de Ensino à Distância

I. Introdução


      A Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 30 de janeiro de 2020, identificou a epidemia SARS-COV-2 como uma emergência de saúde pública tendo, no dia 11 de março de 2020, caracterizado o vírus como uma pandemia devido ao elevado número de países infetados, o que veio alterar drasticamente o nosso quotidiano.
   Tendo em conta o encerramento das escolas a partir do dia 16 de março e o Estado de Emergência que se vive em Portugal, a Escola não deixará de procurar outras maneiras de promover as aprendizagens possíveis de efetuar à distância e de manter vivo o seu papel de educar, por forma a dar continuidade ao processo de ensino/ aprendizagem das nossas crianças e alunos, agora estabelecido em regime não presencial.
   Assim, tentando garantir que todas as crianças e alunos continuem a aprender e a serem acompanhados no atual contexto, o presente documento estrutura a ação a desenvolver no sentido de dar resposta às características da nossa comunidade educativa, considerando as diferenças contextuais, familiares e individuais. Este processo será inclusivo, flexível e evolutivo, considerando sempre a rentabilização dos recursos que os alunos dispõem.


II. Princípios Gerais


  •  Chegar a todas as crianças/ alunos;
  •  Adequar o Ensino à Distância aos diferentes níveis de ensino;
  •  Desenvolver a autonomia dos alunos;
  •  Fomentar a colaboração entre docentes;
  •  Fomentar a cooperação com os Encarregados de Educação;
  •  Envolver a comunidade escolar no que respeita aos papeis específicos de cada um;
  •  O plano será adaptado às crianças do Pré-escolar, aos alunos do 1.º Ciclo e aos alunos da educação especial;
  •  Havendo alunos a quem não seja possível utilizar meios tecnológicos, os docentes, pela via mais adequada, farão chegar orientações simples aos Encarregados de Educação, para que possam acompanhar e supervisionar o trabalho realizado.

III. Definição das estratégias de gestão e liderança


1  .  Definição de estruturas/ papéis

   Num ambiente de ensino à distância, os professores assumem um papel de extrema exigência, complexidade e importância, auxiliando os alunos e encarregados de educação através de um acompanhamento mesmo que não presencial.
   Nesta sua nova função, ajudam os alunos a encontrar situações favoráveis à sua aprendizagem e a tomar consciência da sua maneira de aprender, auxiliando igualmente no esclarecimento de dúvidas dos Encarregados de Educação. Neste tipo de ensino, o desenvolvimento da autonomia é fundamental para a realização de aprendizagens.

1.1. Equipa Pedagógica
a) Educadoras/ professores titulares de turma /professores da disciplina
  • Proporciona ao aluno condições de uma aprendizagem autónoma;
  • Na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, até sexta-feira, elaboram o Plano de Trabalho a aplicar na semana seguinte, em articulação com os restantes docentes que trabalham com a turma. 
  • Devem garantir que as tarefas solicitadas sejam passíveis de realização na semana prevista, atendendo às condições em que os alunos as podem realizar;
  • Envio do Plano de Trabalho, até sexta-feira aos alunos/ encarregados de educação recorrendo ao correio eletrónico ou WhatsApp;
  • Sugere novos materiais, recursos disponíveis na internet, na televisão …;
  • Tira dúvidas;
  • Corrige tarefas;
  • Planifica, em conjunto, com o conselho de docentes, o processo de ensino e aprendizagem;
  • Promove o desenvolvimento de pequenos projetos interdisciplinares;
  • Aposta na diversificação das atividades;
  • Verifica/ acompanha o cumprimento/ incumprimento do Plano de Trabalho;
  • Sugere a interação entre alunos;
  • Seleciona os meios de avaliação que melhor se adequam a avaliar as aprendizagens realizadas à distância.

   Na Educação Pré-Escolar, as educadoras articulam com os Encarregados de Educação a execução de atividades que possibilitem às crianças a continuação do seu desenvolvimento.


Professor de Educação Especial
  • Alunos com medidas seletivas - articula com o professor da turma e adapta os materiais elaborados às especificidades de cada aluno;
  • Tira dúvidas em relação à realização dos planos de trabalho.

Professor de Apoio
  • Os professores de apoio articulam com o professor titular de turma o apoio a prestar aos alunos, corrigindo trabalhos e dando feedback.

Técnico Superior de Biblioteca
  • Propõe atividades e sugestões de leitura dirigidas aos alunos e suas famílias;
  • Envia propostas de atividades aos docentes a partir de obras literárias em diferentes formatos;
  • Disponibiliza ligações para plataformas de livros digitais e outros recursos (Contadores de histórias, etc.).

b) Titulares de Turma
  • Gere os processos de ensino e aprendizagem;
  • Gere o Plano de Trabalho Semanal, que contempla todas as disciplinas, garantindo um equilíbrio no número de tarefas e a sua exequibilidade;
  • Assegura os contatos regulares com os professores do conselho de docentes, alunos e encarregados de educação;
  • Orienta e acompanha o trabalho realizado pelo Conselho de Docentes e pelos alunos;
  • Envia por correio eletrónico o Plano de Trabalho Semanal aos alunos;
  • Disponibiliza a Escola Virtual assim que estes os saibam utilizar;
  • Informa os encarregados de educação, caso necessário, do incumprimento de tarefas.

c) Diretor da escola
  • Orienta e acompanha o trabalho realizado pela equipa educativa;
  • Monitoriza a planificação e execução dos cenários de aprendizagem;
  • Convoca e dinamiza a reunião quinzenal da equipa educativa, por videoconferência (2.ª feira às 15h 00m).



1.2. Apoio Tecnológico
Apoio dos serviços e das equipas da SRE:




O Microsoft Teams do Office 365 disponível em www.edu.madeira.gov.pt

2. Parcerias
(A aguardar informação).

IV. Estratégia e circuito de comunicação


Meios de interação entre aluno e professor


Tipo de interação

Recursos
Sessões síncronas
(Individualmente e pontualmente em
pequenos grupos)

WhatsApp
Interação assíncrona
Telefone
Correio eletrónico
WhatsApp
Blog
RTP
Escola virtual



  •         No caso dos alunos que não têm computador ou Internet, o professor curricular de turma atribui as tarefas via telefone. 

V. Modelo de ensino à distância


1. Horário
Sessões síncronas
  • Pré-Escolar: 3.ª e 5.ª feira - 30 minutos (11h às 11h 30min)
  • 1.º ano: 3.ª feira-30 minutos (11h às11h30m)
  • 2.º ano: 5.ª feira - 30 minutos (11h às 11h30m)
  • 3.ºano: 3.ª feira-30 minutos (15h às 15:30m)
  • 4.º ano: 5ª feira – 30 minutos (15h às 15:30m)

2. Plano de Trabalho
  • O educador /professor titular de turma/conselho de docentes concebe um Plano de Trabalho para cada grupo/turma;
  • Este Plano de Trabalho desenvolve-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas, respeitando a estrutura do anexo 1.

3. Cuidar da comunidade escolar
  • Os educadores e professores através de contactos telefónicos e outros recursos tentarão envolver os alunos em atividades promotoras do sentimento de pertença à turma/ escola;
  • Serão divulgados alguns trabalhos efetuados pelas crianças e alunos e promovidas atividades de carácter lúdico, visando o bem-estar emocional do aluno.


VI. Encarregados de Educação

É da responsabilidade destes:
  • Proporcionar as sessões síncronas ao seu educando;
  • Manter contacto regular com o educador / professor titular de turma;
  • Estabelecer os momentos de trabalho autónomo dos seus educandos;
  • Verificar se estão a cumprir as tarefas propostas no Plano de Trabalho.


VII. Monitorização e avaliação do Plano de Ensino à distância


   O Conselho Escolar assume a responsabilidade de monitorizar, periodicamente, o Plano de Ensino à Distância, recorrendo a indicadores diversificados, tais como:
a) Indicadores de qualidade:

  • Grau de satisfação dos docentes, dos alunos e dos pais/encarregados de educação;
  • Qualidade do feedback dado a alunos, visando a monitorização das aprendizagens.

b) Indicadores de quantidade:

  • Taxa de concretização das tarefas propostas pelos professores;
  •  Número de tarefas enviadas pelos professores, em função do Plano de Trabalho elaborado;
  • Disponibilização de meios tecnológicos de Estudo à Distância;
  • Apoio ao desenvolvimento de competências digitais de professores e de alunos;
  • Desenvolvimento de mecanismos de apoio, dirigidos aos alunos sem computador e ligação à internet em casa.



Anexo 1

Plano de Trabalho - _____ Ano

Turma
Calendarização ____/____/____ a ____/____/____
Processo de Ensino e Aprendizagem/
Disciplinas/ Áreas

Tarefas/ Orientações de estudo por disciplina
(como vais aprender e o que deves fazer)
Recursos
(o que te vai ajudar)
Entrega de trabalhos
(quando e como  mostrar o teu trabalho)
























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